"Cópia só é legal se for feita com autorização. Se gostou de alguma coisa me mande um email!"

quarta-feira, 18 de abril de 2007

País estranho

Acho meu país muito estranho, esquisito no mínimo.
Tenho como hábito assistir aos telejornais, quero estar informada, nada mais comum, penso eu. Mas as notícias muitas vezes me revoltam, já se percebe do que estou falando, da violência no meu país e da inércia do povo brasileiro. Ai a gente pensa, mas a inércia não é do governo, não é o governo que não faz nada, a gente não tem culpa! Nesse "a gente" eu me incluo também, que ninguém pense que estou tirando meu corpo fora!
Quando eu digo inércia do povo brasileiro eu lembro de algumas notícias e o quanto eu achei estranho. Quando mataram barbaramente aquele menino arrastado no Rio de Janeiro, pensei... agora alguma coisa vai ser feita, o povo vai se revoltar, vai para as ruas, agora sim alguma coisa muda, admito, foi um erro grosseiro meu! Ninguém se mobilizou, muitos se revoltaram, mas nada foi feito, a passeata que fizeram 1 mês depois da morte dele haviam menos de 100 pessoas.
Mas o mais incrivel aconteceu! Pouco tempo depois centenas de pessoas foram paras as ruas protestar, houve confronto com a polícia, protesto, aqui nas ruas de São Paulo, mas por que? Porque o presidente dos Estados Unidos, o tal do Bush, veio ao Brasil. Ai eu me pergunto que povo é esse que protesta tanto quanto a presença do Bush aqui e não se revolta quando uma criança morre arrastada pelas ruas do Rio?
Ontem nas ruas do Rio houve um tiroteio no bairro de Laranjeiras, o que eu vi pareciam aquelas cenas das guerras na faixa de Gaza entre israelenses e palestinos, eram fuzis, granadas, submetralhadoras, armas pesadas, gente gritando, chorando desesperada. Morreram 21 pessoas e quais são as manchetes, qual é a conversa do povo na rua? "Gente viu aquele maluco que matou um monte de gente numa universidade lá nos EUA?" Esse fato foi realmente revoltante, mas aconteceu lá, e aqui? Porque ninguém se revolta? É tão triste dizer que estamos acostumados com a violência!
Eu sou carioca, moro em São Paulo por acidente do destino. Cada vez que eu vejo essas notícias eu choro e me revolto, vejo os lugares que eu ia, passei muito nesse túnel Sta Barbara, lá em Laranjeiras, conheci muitos lugares desses que aparecem na tv. Queria muito mostrar minha cidade pros meus filhos, é uma cidade tão linda, tem um povo tão bom, trabalhador, bem humorado, mas tenho medo, como vou levar eles a uma zona de guerra? Como posso expor eles desse jeito?
A gente não merecia isso, falo como carioca que sou, mas acho que tudo isso só vai mudar quando a gente se mobilizar e protestar, parar, gritar, para que nossos governantes escutem, a violência só vai diminuir quando o povo se conscientizar que não depende só deles, depende da gente, de cada um de nós!
Cansei! Vou embora!

Um comentário:

  1. Oi Márcia,
    Tempao que não passo por aqui.
    Concordo com vc, com relacao a passividade do brasileiro. A gente tá sempre esperando que o pais dar certo e pelo que vejo, tudo so anda pra tras.
    Gostaria muito de poder voltar e morar no RJ, mas a violencia lá tá fora de controle e por isso que mudei de país.
    bjos amiga,
    me

    ResponderExcluir