"Cópia só é legal se for feita com autorização. Se gostou de alguma coisa me mande um email!"

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pap sem querer

Gente eu sou fã nº 1 do algodão cru, gosto dele pra tudo, desde bonecas até forro de bolsas. Apesar de amassar por qualquer coisinha gosto dele assim mesmo, já tentei outros tecidos pra fazer minhas bonequinhas, mas o melhor foi o algodão cru mesmo!
O que me incomodava mesmo era a cor, aquele bege pálido, as bonecas sempre branquinhas demais. Até que resolvi tingir o danado com chá preto, foi fácil, rápido e indolor. Procurei no santo google e achei várias, mais várias mesmo, receitas de tingimento, algumas parecem receitas de bolo de tanta coisa que leva. E achei que essa deu super certo, não vou fazer um pap porque já existem milhares por ai. Vou dar uma explicada básica, porque a coisa é assim básica mesmo.
Coloquei dois litros de água pra ferver, pra cada litro 5 saquinhos de chá preto, deixei ferver por 5 minutos, retira os saquinhos, coloca o tecido, o melhor é cortar o tecido em pedaços pequenos, tipo 50 X 50 cm, para que o tingimento fique mais uniforme, se colocar grande demais fica difícil de virar! Depois é só ferver o tecido mais 10 minutos, desligue o fogo. Ai é que está o pulo do gato, quanto mais você deixar em repouso mais escuro fica, deixei 15 minutos e minha boneca vai ficar bem moreninha, se você quiser mais claro deixe menos tempo. A foto está aqui embaixo, o algodão cru na cor normal e o meu algodão tingido, eu gostei muito do resultado!



Acabei fazendo um pap não foi? Um passo a passo rapidinho e explicadinho, fazer o que? Só espero que tenham gostado.

Bjos
Márcia


Um comentário: